A missão, visão e valores são conceitos que a
empresa declara publicamente que defende. A definição disso geralmente não é de
uma única pessoa, como o proprietário ou a alta direção, mas ela é resultado de
todos os olhares dos colaboradores daquela organização. Missão, visão e valores
fazem parte do chamado planejamento estratégicos onde todas as pessoas da
empresa contribuem para formar aquilo que a empresa é ou pretende ser.
Da mesma
forma que para viver em sociedade precisamos de valores estabelecidos, tais
como honestidade e ética, com uma empresa não é diferente. Ela deve se pautar
em valores coerentes com as necessidades de clientes, funcionários e
fornecedores, e que leve em conta o bem da sociedade como um todo.
"A
definição de missão, valores e visão como pilares de sustentação são
importantes para que haja uma maior liderança e qualidade no produto ou serviço
prestada". O conjunto de crenças e princípios que dão sustentação a uma
empresa é chamado de identidade organizacional. A missão representa o que a
empresa faz e para quem, o enunciado deve ser formado por uma declaração curta
do propósito e das responsabilidades da empresa.
Os valores são princípios que regem o comportamento e a atitude dos colaboradores. Isso deve estar alinhado com a missão, e levar em conta também a visão corporativa. Já a visão deve transmitir a aspiração, ou seja, aonde a empresa quer chegar, e a inspiração para aqueles que vão participar dessa construção. Sobre a nossa consultoria na empresa estamos iniciando a missão, visão e valores, com base de sua cultura e crenças, a missão, visão e valores é a base para iniciarmos nossa consultoria.
Os valores são princípios que regem o comportamento e a atitude dos colaboradores. Isso deve estar alinhado com a missão, e levar em conta também a visão corporativa. Já a visão deve transmitir a aspiração, ou seja, aonde a empresa quer chegar, e a inspiração para aqueles que vão participar dessa construção. Sobre a nossa consultoria na empresa estamos iniciando a missão, visão e valores, com base de sua cultura e crenças, a missão, visão e valores é a base para iniciarmos nossa consultoria.
Ventura e Cruz (1999, p.72).
Se um novo funcionário chega á empresa e não conhece esses três conceitos,
acaba, mesmo que inconscientemente, agindo de acordo com o que ele considera
correto dentro daquela organização. Logo, a empresa perde a oportunidade de
passar a sua verdadeira identidade para a sua equipe, assim, de fazer com que
todos trabalhem por um objetivo comum.
A análise, revisão e/ou
criação destes pilares organizacionais está entre os primeiros passos da consultoria.
Estamos ansiosos por esta experiência de consultoria no todo e colocar tudo que
aprendemos relativo a uma GESTÃO DE PESSOAS ESTRÁTEGICA em prática e mais felizes ainda de ser
em uma instituição que faz parte da história do UNIFEMM, assim deixaremos nossa
contribuição!
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