Dentro das várias competências e habilidades a serem desenvolvidas durante o nosso curso, várias são aplicadas nas diferentes disciplinas que cursamos neste 1º período. Aqui iremos, então, relacionar as que melhor se encaixam nessas disciplinas e como a comunicação assertiva pode ser útil no desenvolvimento dessas habilidades.
Comportamento Organizacional
Competências e habilidades:
* Desenvolver, operacionalizar, e aferir os processos de treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho;
* Compreender a legislação e gerenciar rotinas de pessoal;
* Promover ações para a gestão de carreiras;
* Identificar e propor políticas de saúde e qualidade de vida no trabalho;
* Compreender a cultura, gerenciar o clima organizacional;
* Negociar a mediar conflitos;
* Agir dentro dos princípios éticos e de responsabilidade socioambiental;
* Solucionar problemas de forma criativa inovadora;
A comunicação assertiva usada em sala de aula nos ajuda a entender e desenvolver todas essas competências que fazem parte da disciplina. Pode-se pensar na comunicação como uma ligação que torna possível o relacionamento entre as pessoas, um fio condutor por onde se estabelecem relações sociais entre os homens e seja possível potencializar os relacionamentos humanos em níveis organizacionais, que nos permite compreender, liderar, negociar, identificar e solucionar problemas de maneira eficaz.
Ética empresarial
Competências e habilidades:
* Negociar e mediar conflitos;
* Agir dentro dos princípios éticos e de responsabilidade socioambiental;
* Solucionar problemas de forma criativa e inovadora.
Com a assertividade aprendemos a desenvolver relações interpessoais mais éticas, maduras e empáticas; colocamos limites às pessoas agressivas sem invadir seu espaço; dizemos não quando necessário; expressamos abertamente nossos sentimentos e opiniões de concordância e discordância sem constrangimento e com muito respeito. Com isso, promovemos qualidade de vida pessoal e profissional, temos maior credibilidade e respeito nos diversos papéis que desempenharemos mantendo com firmeza nossas políticas éticas e ambientais.
Matemática e estatística
Competências e habilidades:
* Planejar e executar processos de remuneração e benefícios;
* Solucionar problemas de forma criativa e inovadora.
Em matemática aprendemos a realizar os cálculos financeiros necessários para planejar e executar processos de remuneração e benefícios de forma criativa e inovadora. Com o ensino embasado na comunicação assertiva nos é proporcionado uma maior chance de compreensão e domínio da matemática, facilitando assim as situações em que futuramente possamos lidar com os conflitos de uma empresa, garantindo que este processo seja claro e justo para empregado e empregador, obtendo então bons resultados profissionais.
Fundamentos
da Administração
* Compreender a cultura, gerenciar o clima organizacional;
* Negociar a mediar conflitos;
* Agir dentro dos princípios éticos e de responsabilidade socioambiental;
* Solucionar problemas de forma criativa inovadora;
* Ser capaz de liderar pessoas e grupos e compreender as relações de poder;
* Ter capacidade de solucionar problemas de forma criativa e inovadora;
A comunicação assertiva é imprescindível no nosso dia-a-dia, facilitando o convívio pessoal, bem como no ambiente profissional. Grande parte dos conflitos acontecem por falta ou falha na assertividade. Ao utilizarmos bem a comunicação, haverá mais facilidade na compreensão da cultura e do clima organizacional, o que ajudará na mediação de conflitos. Além disso, uma comunicação assertiva, torna-se indispensável para que o líder lide com os colaboradores, expresse com clareza seus preceitos éticos e de responsabilidade socioambiental, bem como inove e solucione problemas que seriam dificultados sem uma comunicação clara e objetiva.
Fundamentos
Gestão de Pessoas
Competências e habilidades:
* Promover ações para a gestão de carreiras;
* Negociar e medir conflitos;
* Ter capacidade de solucionar problemas de forma criativa e inovadora;
Em Fundamentos da Gestão de Pessoas, aprendemos a todo o momento a desenvolver habilidades específicas em cada colaborador, promovendo ações que contribuem para o seu desenvolvimento. Desenvolvemos também a capacidade de negociar e mediar conflitos sem agressividade, sendo assertivos, conseguindo assim a compreensão de todos, o que ajuda na solução de r problemas, promovendo qualidade de vida pessoal e profissional.

Logo concluímos que a comunicação assertiva como ferramenta de ensino contribui ricamente em nosso processo de aprendizagem, pois a comunicação usada de forma errada pode ser considera uma das principais forças que impedem um bom desenvolvimento de um grupo. O objetivo da comunicação eficaz é o entendimento, o qual é a peça principal para a nossa formação, sem o entendimento sabemos que não alcançaremos em totalidade a meta de nos tornamos profissionais preparados para o mercado de trabalho.
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