É uma verificação das
necessidades da organização em relação às suas carências de recursos humanos,
curto, médio e longo prazo. O que a organização precisa de imediato e quais são
seus planos futuros de crescimento e desenvolvimento, o que certamente significará
novos aportes á área. Esse levantamento interno não é esporádico ou ocasional e
sim constante, devendo envolver todas as áreas e níveis da organização, para
retratar suas necessidades de pessoal e o perfil e características que esses
novos participantes deverão possuir e oferecer. (CHIAVENATO, 2002).
A pesquisa de clima
organizacional tem por objetivo “tirar um retrato” do momento atual da
organização. Nesse sentindo, é necessário que, durante a aplicação da pesquisa,
sejam tomados alguns cuidados para garantir a confiabilidade e a fidedignidade
das informações obtidas. (Luz, R. S 2003).
A pesquisa é de fundamental
importância para saber o que os colaboradores e proprietários estão pensando e
como estão se sentindo na organização e a partir daí, pode-se tomar atitudes
mais estratégicas. É basicamente uma análise que traz um diagnóstico da
empresa, visando melhorias para realidade organizacional.
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